Retina e Vítreo

Publicado: 25 de Maio de 2020
Retina e VítreoA retina é um tecido que fica no fundo do olho, a camada mais interna, e sua função é transformar o estímulo luminoso em um estímulo nervoso (razão pela qual é denominada de retina neurossensorial), enviando-o ao cérebro, ou seja, é a responsável pela formação das imagens, de tudo que vemos. Pode ser comparada a um filme numa câmera fotográfica.
vítreo é um material gelatinoso, semelhante à clara de ovo, que preenche quase todo o espaço intra-ocular e é “ligado” à retina. Quando o vítreo se separa da retina, pode haver uma rasgadura da retina, frequentemente pequenas e localizadas na região anterior, originando sintomas visuais, tais como “flashs” ou o início súbito de pontos flutuantes (Leia mais a respeito na publicação “Descolamento de retina”).

Diante de sua importância, os problemas relacionados à Retina e Vítreo podem acarretar significativa perda de visão e até mesmo levar à cegueira irreversível. Em diversos casos, a cirurgia pode ser o tratamento mais indicado, e se realizada no momento correto pode preservar a visão do paciente, razão pela qual, em caso de quaisquer sintomas visuais, o paciente deve imediatamente procurar seu oftalmologista, especialista em retina, de confiança.

 

Compartilhe:

Av. Ayrton Senna 600 sala 402, Torre Siena. Londrina - PR
Tel.(43) 3322-1249 | (43) 3344-1249
cel.(43) 99920-0779
Dr. Jayme Adalberto Alves Junior
CRM/PR 24.584

- Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina-PR
- Residência médica em Oftamologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
- Fellowship em Retina e Vitreo pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP